Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury

Ser professor é...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo..

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Atividades diversas Língua Portuguesa

42- Separa discurso direto e indireto utilizando aspas.


Revisando:

O discurso é direto quando são as personagens que falam. O narrador, interrompendo a narrativa, põe-nas em cena e cede-lhes a palavra.

No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram.



1- Aprendemos o que é discurso direto e indireto, então relacione certo e coloque aspas no começo e no fim dos discursos.


( 1 ) Discurso direto
( 2 ) Discurso indireto

( ) A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou por que não a levei comigo.

( ) Desejo muito conhecer Carlota - disse-me Glória, a certo ponto da conversa. Por que não a trouxe consigo?

( ) ... havia umas moças conhecidas, paradas à esquina da Rua da Ladeira. Ansioso de comunicação, disse-lhes eu: - Que crepúsculo fez hoje!
Respondeu-me uma delas:- Não, não reparamos em nada.

( ) Gritaram em volta que seguisse a dança.

( ) Dona Abigail sentou-se na cama, sobressaltada, acordou o marido e disse-lhe: - Sonhei que vai faltar feijão.

( ) Ela disse que deveria bastar, que ela não se atrevia a pedir mais




Habilidade 43 – Resume textos ouvidos ou lidos, preservando a idéia do autor.

1- Leia com atenção:

A lenda da mandioca

Em épocas remotas, uma jovem, filha de um pajé, foi expulsa de sua tribo e foi viver em uma cabana distante, por ter engravidado misteriosamente. Parentes levavam-lhe comida e assim a moça viveu até dar à luz um menino, muito branco a quem chamou de Mani.
A notícia do nascimento se espalhou, o grande chefe esqueceu as mágoas e foi visitar sua filha. O avô gostou muito do menino. Era uma criança muito bonita e logo se tornou muito amado por todos. Ao completar tr~es anos, porém, Mani morreu de forma misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe enterrou o filho perto da cabana onde vivia e sobre ele chorou por horas seguidas. Mesmo com os cansados e cheios de lágrimas, ela viu brotar de lá uma planta que cresceu rápida e fresca.
De todas as aldeias, muitas pessoas vieram provar a planta de raízes grossas e brancas.
Desde então a mandioca passou a ser um importante alimento para todos.

Existem várias versões da lenda da mandioca. Na versão acima, quem dá origem à mandioca é um menino. Filho de uma índia.

2 – Reconte, com suas palavras, essa mesma lenda. No seu texto, porém, Mani, a criança da jovem índia, deve ser apresentada como uma menina.

A lenda da mandioca

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

bibliografia: Avaliação Externa – 4ª série – 2008
Habilidade 44 – Expressa por escrito e de forma original, suas opiniões e sentimentos em relação a um tema.

TEXTO DE OPINIÃO

Um texto de opinião ou opinativo é aquele no qual uma pessoa expõe o seu ponto de vista sobre um acontecimento ou uma idéia. Na imprensa escrita, encontra-se, geralmente, em colunas assinadas e a empresa jornalística não se responsabiliza pelo conteúdo dele.


1- Recorte, de jornais e/ou revistas, um texto de opinião e cole-o no espaço abaixo.




















2- Agora, escolha um assunto do seu interesse e faça o seu texto opinativo.














Bibliografia: Oficina de textos – volume 2 – 10 anos Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário