Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury

Ser professor é...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo..

domingo, 7 de junho de 2009

História de Itajaí

Itajaí é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Segundo a estimativa de 2008 realizada pelo IBGE, possui 169.927 habitantes.
HISTORIA
Em
1750, colonos portugueses vindos da ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região. Tornou-se um povoado em 1823 e distrito em 31 de março de 1833, e, no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e imigrantes italianos.
Embora só tenha sido fundada em
15 de junho de 1860, a colonização de Itajaí começou em 1658.
Em 1880 e 1911 aconteceram os piores cataclismos registrados em Itajaí, porém a mais conhecida enchente deu-se nos anos de 1983 e 1984. Nesse período registra-se também a emancipação politica-administrativa de
Blumenau, até então pertencente a Itajaí.
Itajaí é um nome tupi oriundo da palavra Tajahy, que significa “Rio dos Taiás”, uma planta comestível da família das aráceas; outra tese seria Tajá alusão ao nome Taió, pois existe documentos referindo-se ao Morro do Taió na época da corrida bandeirante pelo ouro.
Os itajaienses são conhecidos como povo pesqueiro, hospitaleiro e de muita beleza. Com o passar do tempo a cidade de Itajaí passou a se manter de outras funções como meio de emprego e renda, hoje Itajaí possui o principal porto de Santa Catarina e o Maior Exportador de Frios do Brasil, mas o comércio, a prestação de serviços, o turismo e as indústrias fazem com que Itajaí se destaque como uma das cidades com as mais variadas fontes de renda, Itajaí é uma cidade rica, dinâmica e que proporciona uma alta qualidade de vida a seus moradores, é uma das melhores cidades para se morar, estudar, trabalhar e visitar. Grande empresas multinacionais e brasileiras instalam-se, como Petrobrás, FORD, Perdigão, Sadia, Proimport, Brasfrigo, Braskarne, Seara, TECONVI – (Maior Empresa Catarinense), AR FRIO, Arteplas, Refribras, Fischer, Detroit, Assolan, Bunge, Sundown, Votoran, Gomes da Costa, MultiLog S.A, Weg, Cargill, Klabin, Italages Termo-Vidros, Stander, Sideraço, Comprefort, Angeloni, Maxxi.
GEOGRAFIA
Ocupa uma
área de 304 km²[2], sendo 20% urbana e 80% rural (ou áreas de preservação).
Situa-se no litoral norte, especificamente na foz do
rio Itajaí-Açu. Faz divisa com Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes. Sede do maior porto pesqueiro do país e da maior universidade do estado, a Univali.
Itajaí está localizada na
Baixo Vale do Itajaí, ao litoral, sendo banhada pelo oceano Atlântico. Também está situada na foz do Itajaí-Açu, possibilitando a existência do porto.
A cidade é basicamente plana — devido ao nível do mar — grande parte da vegetação nativa pode ser observada em sua total beleza. Integrava a extinta
Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, juntamente com os municípios vizinhos.
Em Itajaí acontece um dos maiores festivais da música popular brasileira. O festival acontece sempre em setembro e reúne musicos e artistas do país todo. Estes encontros são uma vitrine da riqueza da cultura local itajaiense.
A rodovia
BR-101 é a principal ligação à cidade, e as rodovias SC-100, BR-486, SC-470, bem como a BR-470, ligam Itajaí ao restante do estado.
GRUPOS ÉTNICOS
A maioria da população é
descendente de alemães, italianos e açorianos. A mistura de culturas alemãs, italianas e portuguesas é um marco da cidade, embora haja um predomínio de influência alemã.
Turismo
Cidade de exuberantes
praias, entre elas Molhes, Atalaia, Geremias, Cabeçudas, Morcego, Brava e Solidão, ampla área rural e belas paisagens naturais, com uma rica herança cultural de imigrantes alemães, italianos e portugueses.Na praia de Cabeçudas são encontradas varias mansões, devido que cabeçudas é o principal balneario de Itajaí.Situada na cidade de Itajaí, divisa com Balneário Camboriú no litoral norte de Santa Catarina, a Praia Brava é conhecida internacionalmente por sua exuberante natureza, águas límpidas e tranquilidade. São quase 3km de orla do Canto do Morcego ao Canto dos Amores.
Este paraíso no Sul do Brasil é famoso por ser um lugar de gente extremamente bonita e é também considerado um templo da música eletrônica no Brasil. A
Marejada, festa portuguesa e do pescado, é a principal festa municipal, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário