Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury

Ser professor é...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo..

sábado, 5 de dezembro de 2009

Atividade de Língua Portuguesa

Atividade de Língua Portuguesa


Leia este miniconto, para responder as 1uestões de 1 a 7.

Mãos ao alto



Era dia sete de setembro e levei minha filha para ver um quadro de Pedro Américo no Museu Paulista.

“Você conhece Pedro Américo, filha?”, eu perguntei a ela.

“Não conheço, não, pai. Ele estuda na minha escola?”, ela respondeu curiosa.

Então expliquei que Pedro Américo tinha sido um grande pintor:

”Foi ele quem pintou o mais famoso quadro sobre a Independência do Brasil (...)

Era essa pintura que nós tínhamos ido ver. Eu estava meio esquisito, pois havia quebrado o braço de tal jeito que os médico tiveram de engessá-lo assim, reto, apontando para cima.

“Pai, você ta muito engraçado com esse braço apontando para o céu”, disse minha filha.

“Eu sei filha. Parece que to tentando pegar ônibus o tempo todo, NE?” Ela deu muita risada quando eu disse isso.

Quando nós chegamos ao museu e paramos em frente ao quadro, percebi como eu estava parecido com dom Pedro I.

“Sabe, só agora estou percebendo como o dia sete de setembro de 1822 deve ter sido chato para dom Pedro I”, eu falei.

Ela olhou para mim com aquela cara de criança querendo saber mais. Continuei:

“Ah, ele deve ter acordado e pensado: “é hoje que vou ter de gritar INDEPENDENCIA OU MORTE! E ficar para sempre com o braço levantado para cima em algum quadro que alguém ainda vai pintar. Que coisa mais chata!”

“E tava certo, né pai? Olha só o quadro, ele ta igualzinho a você!”, minha filha falou, dando risada.

E quando percebi, toda a criançada estava pulando à minha volta, gritando “Independência ou Morte.” Foi muito engraçado.

A única coisa que não foi engraçada foi quando saímos do museu e vimos a rua cheia de camelôs trabalhando em pleno feriado para sobreviver.

E foi assim, depois das risadas, que eu expliquei para a minha filha tintim por tintim por que a independência do Brasil tinha sido feita pelos ricos apenas para os ricos. Mas essa é outra história menos divertida, e fica para outra vez.

Joca Reiners Terron
1) Esta tela, Independência ou Morte, foi pintada por Pedro Américo, em 1888, ou seja, 66 anos depois da independência. Em relação a nossos dias, pode-se afirmar que a mesma foi pintada há: (1,5 ponto)

a) 121 anos

b) 200 anos

c) 119 anos

d) 128 anos

e) 109 anos

2) Quando a filha diz “Olha só o quadro, ele ta igualzinho à você” ela se refere ao seguinte:

(1,5 ponto)
a) ao braço erguido do pai

b) ao grito dado “Independência ou Morte”.

c) ao ônibus que o pai tentava pegar

d) ao conhecimento que o a pai tinha

e) ao museu.
3) Some as afirmativas corretas a respeito do texto Mão aos alto e, a seguir, marque a alternativa que apresenta essa soma (1,0 ponto)
(01) Pai e filha foram ao museu paulista ver o mais famoso quadro sobre a Independência do Brasil.

(02) os dois ficaram um tempo enorme tentando pegar ônibus.

(04) O pai engessou o braço para ficar parecido com Dom Pedro I.

(08) “Explicar tintim por tintim” é o mesmo que explicar tudo nos mínimos detalhes.

( 16) Em “Eu esta meio esquisito, pois havia quebrado o braço de tal jeito que os médicos tiveram de engessá-lo assim...” o pronome refere-se à palavra pai.
a) 24 b) 25 c) 15 d) 10 e) 7

4) No penúltimo parágrafo, falas-se de um fato que não é engraçado; (1,0 ponto )
a) camelôs vendendo quadros

b) camelôs atrapalhando a saída do museu

c) pessoas na luta pela sobrevivência em pleno feriado

d) as risadas dos camelôs

e) a independência do Brasil
5) Releia esta frase do Texto. “MAS ESSA É OUTRA HISTÓRIA, MENOS DEIVERTIDA, E FICA PARA OUTRA VEZ.”
Sobre o último parágrafo, considere o seguinte: (1,0 ponto)
I) O pai só não continuou a explicação porque tinha de se apressar para pegar o ônibus.

II) Apenas a população rica se beneficiou com a Independência do Brasil.

III) A história não é divertida porque mostra uma triste realidade do Brasil.
Estão corretas:
a) A I, a II e a III,

b) A I e a II apenas.

c) A I e a III apenas

d) A II e a III apenas

e) Somente a I
6) Marque V se for verdadeiro ou F se for falso quanto ao tipo de pronome; a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (1,5 ponto)
( ) Pai, você está muito engraçado. (pronome de tratamento)

( ) Era essa pintura que nós tínhamos ido ver (Pronome demonstrativo)

( ) Nós temos diferentes lendas indígenas em nosso pais. (pronome oblíquo)

( ) Alguém se encarregou da viagem. (pronome indefinido)

( ) Quem está chegando na casa do vizinho? (pronome possessivo)
a) F – V – V – V – F

b) V – F – V – V – F

c) V - V – V – F – F

d) F – F – F – F – V

e) V – V – F – V – F
7) Assinale a alternativa que apresente registro da linguagem formal ( 1,0 ponto)
a) “Você conhece Pedro Américo, filha?

b) “E tava certo, né pai?”

c) “Parece que to tentando pegar ônibus o tempo todo?”

d) “Pai, você ta muito engraçado...”

e) “Olha só o quadro, ele ta igualzinho a você.”

8) Preencha as lacunas com os pronomes possessivos de acordo com o pronome pessoal em destaque: depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (1,5 ponto)
I) Tu te interessas pela cultura de ______ país?

II) Nós tomos à sede com ___________ professora.

III)Ela ficou indecisa ao dar ___________resposta.

IV)Gostei muito do _______ casaco novo. Você tem bom gosto.
a) seu – nossa –sua -seu

b) teu – sua - sua – teu

c) teu – nossa – sua – seu

d) nosso – nossa – sua – seu

e) teu – nossa – sua – teu Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário