Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury

Ser professor é...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo..

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Interpretação

Texto:
TEM UM CABELO NA MINHA TERRA

Debaixo de uma floresta muito antiga, dentro da terra, aninhada ao solo fértil próximo a superfície, vivia uma família de minhocas.
Certa noite, os três – o pai, a mãe e o filhinho – sentaram-se à mesa para fazer suas refeições de todos os dias: terra.
Estavam começando a comer quando ao Minhoquinho, de olhos arregalados para o prato a sua frente, cuspiu tudo o que tinha na boca e berrou: “TEM UM CABELO NA MINHA TERRA!TEM UM CABELO NA MINHA TERRA!”
E era verdade. Lá estava o cabelo, claro como o sol, para quem quisesse ver.
No começo o Minhoquinho ficou horrorizado, mas logo em seguida ficou simplesmente furioso.
“detesto ser minhoca!”, guinchava, e seu corpo minúsculo tremia inteiro. “Estamos embaixo de todo mundo! Somos o último escalão da cadeia alimentar! Comida de passarinho! Isca para pescaria! que vida é essa, me digam! Nunca saímos para nadar, para acampar para uma caminhada, nada! Que droga, só vamos para a superfície da terra quando a água da chuva inunda nossa casa e nos obriga a sair! A única coisa que a gente faz é se arrastar de um lado pra o outro nesta terra idiota. Ah, e além, do mais, eu já ia me esquecendo... Comemos terra! Terra no café da manhã, terra no almoço, terra no jantar! Terra, terra, terra! E agora, ainda por cima, vejam só! Aparece um cabelo na minha terra! O insulto final – não aguento mais! DETESTO SER MINHOCA!”

1) De acordo com o texto, responda:

A) Qual é o cenário da história? ______________________________________________________________________________

B) Quem são os personagens encontrados no texto? ______________________________________________________________________________

C) Por que o filhote de minhoca ficou tão chateado? ______________________________________________________________________________

D) Com suas palavras, diga do que mais ele se queixou. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E) Em sua opinião, o Minhoquinho era feliz? Por quê? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Retire do texto:

A) Uma palavra com acento agudo: ______________________________________________________________________________
B) Uma palavra com acento circunflexo: _____________________________________________________________________________
3) No ultimo parágrafo, existem 3 palavras proparoxítonas. Quais são elas? ________________________________________________________________________________

A) Circule a sílaba tônica e classifique seguindo o código:
( 0 ) Oxítona ( P ) Paroxítona ( PP ) Proparoxítona

a) ( ) borracha b) ( ) viver c) ( ) elétrico d ) ( ) calçada e) ( ) computador

4) Sublinhe o termo correto para cada frase:

a) Às vezes/ Às vezes tenho vontade de ficar dormindo até mais tarde.

b) Derepente / De repente ficamos paralisados de medo!

c) Ela fará o trabalho comcerteza/ com certeza.

d) Pedro foi em borá/ embora correndo.

e) Embaixo / em baixo da mesa tem muita sujeira.

f) Fiz tudo isso porcausa/ por causa de você.

g) Anteontem / ante ontem choveu.

h) O gato estava em cima / emcima do telhado.

i) Acho que ele fez tudo depropósito / de propósito.

j) A apresentação foi feita de improviso / deimproviso.

5) No parágrafo abaixo, há uma expressão escrita errada. Descubra-a, sublinhe e depois a escreva da forma correta:

“ A chuva caia lentamente. De repente, ouvi um barulho estranho... parecia algo batendo na janela. Comecei a ficar com medo... Devezenquando fechava os olhos pra ver se o medo passava.”

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