Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury

Ser professor é...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo..

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atividades de Matemática

TRABALHANDO MATEMÁTICA


As pirâmides do Egito

Além do alto nível de conhecimento matemático, os egípcios também tiveram grande desenvolvimento no ramo da arquitetura.
Uma das maiores demonstrações desse desenvolvimento são as Pirâmides do Egito, que foram construídas há aproximadamente 4500 anos. Elas eram utilizadas para sepultar reis, chamados faraós, junto com seus bens.
As pirâmides egípcias conhecidas são as de Quéops, com 146 metros de altura, a de Quéfren, com 143 metros, e a de Miquerinos com 65 metros.




1. Utilizando os símbolos egípcios, escreva a altura de cada pirâmide:
Quéops ________________ metros

Quéfren ________________ metros

Miquerinos ______________ metros

Agora, responda as questões a seguir:

a) Qual das três pirâmides é a mais alta?
__________________________________

b) Quantos metros de altura a Pirâmide mais alta tem a mais que a pirâmide mais baixa? ____________________________________

2) Transforme os símbolos romanos em símbolos indo-arábico:

a) O Rei Davi uniu os reinos de Israel e Judá, no ano MCL antes de Cristo. ____________

b) Os óculos foram inventados na Itália no ano MCCXC. ________________________.

c) O início do rockn’roll aconteceu o ano MCMLVI, com o cantor Elvis Presley. _____________________

d) Em MCMLXIX, o homem pisou na lua pela primeira vez. ______________


3) Responda:

a)Qual é o sucessor par de 2198? ________

b) Qual é o antecessor ímpar de 201? _____

c) Qual é o menor elemento de IN? _______ Enviar para o Twitter

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